terça-feira, 1 de novembro de 2011

HOMENAGEM À UMA PESSOA MUITO ESPECIAL

                                                     DR. JOSÉ LUÍS PUCA

    Vou aproveitar este meu espaço que compartilho com vocês para homenagear uma pessoa muito especial que pássou pela minha vida. Quantas pessoas passam pela nossa vida, não é mesmo? Mas que deixam suas marcas e se tornam especiais não são muitas e eu tive o privilégio de conhecer uma pessoa que me ajudou muito em um período mais que sofrido pra mim, um tempo de total escuridão e sem nenhuma expectativa de enxergar um pontinho de luz.
    No fim da década de 80, eu cursava o último ano de faculdade, cuidava das minhas filhas e da casa, sérios problemas de psicológicos por causa de uma infância e uma adolescência mal vividas, algumas pessoas muito queridas que se foram cedo demais, misturou tudo e...BUMMM!!! Síndrome do pânico, depressão profunda e fundo do poço.
    Não pretendendo focar em mim agora, deixemos esta parte para uma próxima vez, ok?
   O fato é que, depois de passar por alguns médicos, me deparei com um psiquiatra super competente. Desde o início do tratamento, me senti muito confiante com ele. Conversava muito comigo, tinha uma paciência sem limites e sempre que eu estava em crise, ele conseguia me acalmar.
   Com o tempo, fui me acostumando com seu tom de voz, uma voz segura e tranquilizadora que lembrava muito a do meu pai e, assim, ele tornou-se especial para mim. Dia de terapia era dia sagrado. Cinquenta minutos de terapia, uma vez por semana, era pouco. Eu contava os dias para poder conversar e desabafar com ele.
   Durante quase quatro anos, me tratei com esse médico amigo, que fui aprendendo a admirar por sua integridade profissional, sua bondade, seu jeito amigo de ser, pelo amor  que ele sentia por sua família, pela satisfação que ele tinha em ajudar os pacientes, pelo amor e gratidão que ele sentia por Deus.
   José Luís Puca era seu nome, mas todos o conheciam como Dr. Puca.
  Quanta paciência tinha o Dr. Puca! Sempre de bom humor e disposto a ajudar quando pedíamos socorro a ele.
  Imagino que, como esposa de um médico psiquiatra que não tinha hora nem para sair e nem para chegar em casa, minha amiga ( eu e a esposa dele nos tornamos muito amigas ) deve ter sofrido um pouquinho, mas como eles se amavam e se respeitavam muito, até hoje, dezoito anos depois que ele se foi, sei que ela ainda chora de saudades dele.
  Não sabemos o porquê de muitas coisas, talvez por isso nos revoltamos com certos acontecimentos em nossa vida e o fato é que meu médico, de repente, se viu lutando contra um câncer até ser vencido por esse inimigo silencioso que vai acabando com a pessoa sem que ela saiba e, quando percebe, muitas vezes já não há o que fazer.
  Enfim, meu querido médico se foi me deixando inconformada. A quem eu iria pedir socorro? Com quem eu iria desabafar? Quem iria conseguir me acalmar quando eu estivesse em crise? Foi muito difícil pra mim, como foi para muitos pacientes dele, mas para a família deve ter sido quase impossível. Sua esposa tinha que continuar, mesmo sem nenhum ânimo, ela devia continuar, afinal, as três filhas que eles tiveram, ainda  eram pequenas, não podiam ficar sozinhas. E, foi pensando muito no sofrimento delas que eu resolvi me aproximar e tentar ajudar como podia. Devagar, fomos fazendo amizade e juntas choramos, reclamamos, recordamos e, tudo isso só fez eu me sentir útil e grata por poder retribuir um pouquinho de tudo o que ele fez por mim.
  Atualmente, as meninas são casadas, a esposa dele, minha amiga, vive nos Estados Unidos, porém, o amor que ela teve um dia e que partiu tão cedo, ela jamais esqueceu e, eu nunca consegui encontrar um médico parecido com ele.
  Aqui deixo meu enorme carinho por essa pessoa tão especial que fez parte da minha vida em uma época tão difícil para mim e, que nunca, jamais conseguirei e nem quero esquecer.
  Saudade, muita saudade é o que sentimos, Dr. Puca. Acreditamos que você esteja em um lugar feito especialmente para você, com muito amor.
  Beijos carinhosos à família que ele formou nesta Terra e que, com certeza, sentiria muito orgulho se estivesse aqui para contemplar cada netinho(a) que chega com alguns traços seus para não deixar que nunca esqueçam que ele passou por aqui e deixou sua marca registrada com muito amor!
  










Um comentário:

  1. Obrigada. Por suas palavras. Vc e especial em nossa vidas. Te amamos. Vc e sua família. Bjs saudades

    ResponderExcluir

Fico muito feliz quando você me faz uma visita. Obrigada!